segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Crise dos EUA acabando?

Pesquisa da Deloitte nos EUA mostra confiança do mundo corporativo para "virada" da economia. Preocupação é ter MO preparada.

Deloitte lançou um estudo chamada Deloitte Talent Pulse. Neste trabalho, empresas americanas foram entrevistadas sobre o que fazer para se preparar para a "virada' econômica. Sim. eles acreditam nisso.

Este estudo, é mensal. Na edição de Julho/09 foi a primeira vez que o grupo de executivos que acreditam que o "pior está por vir" diminuiu. Em Março estes pessimistas (ou realistas?) representavam 32% que foram reduzidos para 18% em Maio.

Corte de custos ainda é uma questão importante para 56% dos executivos (isto inclui a redução de níveis da estrutura e corte de despesas).

Quando perguntados sobre qual a prioridade na área de Talentos, 42% dos executivos em Maio apontaram a redução de quadro no topo da lista. Foi um pouco maior que Março (39%) e Janeiro (38%).

Existe um medo de perder os talentos por turnover voluntário (iniciativa do empregado). 65% estão MUITO preocupados em reter os BONS, principalmente depois do fim da recessão.

O problema é que 26% dos executivos já reportam que os "high potentials" (talentos com alto desempenho) estão deixando as companhias atuais em busca de melhores condições.

É considerada crucial a retenção da Geração X (entre 30 e 44 aninhos) e da Geração Y (até 30). Estes representam para os gestores e diretores a grande ameaça de debandada após o término da recessão. A crença de aumento de turnover no grupo da Geração Y é de 63% dos executivos, enquando 46% acham que o problema será a Geração X. Apenas 25% dos executivos acredita que profissionais acima de 45 anos representarão um problema de "evasão"- (nota minha: de repente, porque já foram demitidos no início da crise).....

A estratégia de RH é reter os bons. Para 20% dos executivos, não existem ainda planos claros sobre o que se fazer se houver uma recuperação da economia.
(Uau! 80% já tem um plano....para quando a economia ressuscitar, amém!)

A Deloitte conclui no estudo que empresas que estão se preocupando agora em reter os melhores terão um desempenho superior quando a economia americana voltar a crescer.

E a sua empresa o que está fazendo?

Nenhum comentário: